MAIS DE 480 MIL CAMINHÕES JÁ FORAM PESADOS EM MOVIMENTO NAS RODOVIAS BRASILEIRAS
Fonte: Caminhões e Carretas
EcoRodovias/Divulgação
Chapéu: PESAGEM
Tecnologia presente em cinco rodovias brasileiras é capaz de pesar caminhões e ônibus em alta velocidade nas faixas de rolagem; 10% dos veículos pesados apresentam excesso de carga
Batizada de High Speed Weigh in Motion (HS-WIM), a tecnologia que permite a pesagem de caminhões e ônibus em alta velocidade nas próprias faixas de rolagem, sem a necessidade de paradas em balanças, está completando dois anos de testes e desenvolvimento dentro do Sandbox Regulatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O processo inovador e pioneiro no setor rodoviário brasileiro contou com a participação da EcoRodovias.
A tecnologia foi implementada pela primeira vez no país pela Ecovias Cerrado, concessionária que administra 437 quilômetros da BR-364 e BR-365, consolidando assim o primeiro sistema de pesagem em movimento na velocidade da via do Brasil como referência nacional e internacional em fiscalização de excesso de peso. Localizado no Km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), o sistema conta com sensores de alta precisão embutidos no pavimento e câmeras inteligentes posicionadas em pórticos, responsáveis pela pesagem e identificação dos veículos comerciais.
De acordo com os números oficiais da concessionária, desde o primeiro dia de testes da balança, mais de 480 mil veículos já foram pesados (fiscalizados) pelo HS-WIM, em procedimentos que levaram, em média, 14 segundos. Do total, cerca de 10% deles foram detectados com sobrecarga, com veículos chegando a mais de 30 toneladas acima de seu limite legal permitido. Ao todo, ao longo dos dois primeiros anos de fiscalização, o sistema foi responsável por pesar cerca de 12 milhões de toneladas.
O sistema também trouxe um ganho de mais de 180% de eficiência em relação ao modelo tradicional (Posto de Pesagem Veicular – PPV), resultado direto do aumento de pesagens no mesmo período: 1.139 veículos no modelo convencional contra 3.328 no HS-WIM, quase três vezes mais. Apesar de contar com apenas seis pórticos em operação, enquanto há 38 postos de pesagem veicular tradicionais no país em rodovias concedidas, o HS-WIM foi responsável por cerca de um a cada três autos de infração emitidos no país entre dezembro de 2024 e julho de 2025.
“O HS-WIM é um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode transformar a operação das rodovias. Conseguimos pesar todos os veículos que passam pelo trecho, 24 horas por dia, preservando a malha viária, aumentando a segurança e promovendo uma concorrência mais justa no transporte de cargas”, afirma o gerente de Operações Rodoviárias da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva.
Atualmente, o sistema de pesagem em movimento de veículos comerciais também está presente no Km 264 da SP-310, em Araraquara (SP), já aferida para operação pelo órgão competente (IPEM – Instituto de Pesos e Medidas), e é utilizada como pré-seleção na BR-116, Km 135, em Magé (RJ), e no Km 530, em Caratinga (MG), ambos sob concessão da Ecovias Rio Minas, assim como na BR-101, Km 304, em Viana (ES).
A vida nas estradas é marcada por longas jornadas, pressão por prazos e o isolamento da família. Essa rotina pesada tem cobrado um preço alto: cresce o número de caminhoneiros que enfrentam problemas psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão.
Especialistas apontam que a sobrecarga de trabalho, a falta de descanso adequado e as condições precárias em muitos trechos do país são fatores que contribuem diretamente para esse cenário. Muitos motoristas relatam que passam dias sem dormir direito, recorrem a estimulantes para se manter acordados e convivem com o medo constante de assaltos, acidentes ou atrasos nas entregas.
Outro ponto preocupante é a solidão. Estar longe da família por semanas pode gerar sentimento de vazio e até agravar quadros de depressão. Para os profissionais da saúde mental, manter contato frequente com os entes queridos, procurar apoio psicológico e respeitar o período de descanso são medidas essenciais para preservar o equilíbrio emocional.
As entidades ligadas ao setor defendem que empresas, governos e concessionárias de rodovias ofereçam melhores condições de trabalho, com locais seguros para descanso, campanhas de conscientização e suporte aos caminhoneiros. Afinal, cuidar da saúde psicológica dessa categoria é também cuidar da segurança nas estradas e da qualidade do transporte que movimenta o Brasil.