O SINDINOR MARCANDO PRESENÇA NA II CONFERÊNCIA NACIONAL DO TRABALHO (II CNT) DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), ETAPA LIVRE DO NORTE DE MINAS EM MONTES CLAROS

10.PNG

Na terça-feira (29), Montes Claros sediou a etapa livre da II Conferência Nacional do Trabalho, reunindo representantes do setor produtivo, sindicatos, entidades e poder público para um diálogo moderno e equilibrado sobre o fortalecimento das relações de trabalho e o desenvolvimento socioeconômico regional.

 

O SINDINOR, mantendo sempre presente acompanhamos todos os debates de grandes interesses tanto para o empregador como para o empregado.

Aberto pelo conselheiro e superintendente do Ministério do Trabalho, Carlos Calazans a etapa livre da II Conferência Nacional do Trabalho, reuniu representantes do setor produtivo, sindicatos, entidades e poder público de nossa região, para um diálogo moderno e equilibrado sobre o fortalecimento das relações de trabalho e o desenvolvimento socioeconômico regional.

 

A II CONFERÊNCIA NACIONAL DO TRABALHO, é um espaço tripartite (governo, trabalhadores e empregadores) que está realizando etapas estaduais e distrital entre setembro e dezembro de 2025. O objetivo principal é debater e construir diretrizes para o trabalho decente, abordando temas como as transições digital e tecnológica, a promoção do emprego e a proteção social. O evento culminará em uma etapa nacional em 2026. 

 

  • Objetivo: Construir coletivamente diretrizes para a promoção do trabalho decente, emprego formal, e enfrentamento de desafios como a transição justa, a precarização e a desigualdade.
  • Eixos temáticos: As discussões se concentram em eixos como as transformações no mundo do trabalho (tecnológica, digital, ecológica, demográfica), políticas públicas de emprego, trabalho decente, transição justa, formalização, inclusão produtiva, e diálogo social.
  • Formato: É um evento tripartite e paritário, com participação do governo federal, representantes dos trabalhadores (centrais sindicais) e empregadores (confederações patronais).
  • Estrutura: A organização envolve uma Comissão Organizadora Nacional, comitês estaduais e distritais, e conta com o apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
  • Etapas estaduais/distrital: Estão ocorrendo entre setembro e dezembro de 2025.
  • Etapa Nacional: A etapa nacional está prevista para 2026.
  • Documento-base: A Comissão Organizadora publicou o documento-base que define os temas e a metodologia do evento, segundo www.gov.br.